01/04/2021

.

A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Sendo uma das ferramentas de controle da inflação, na última semana o COPOM (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa em 0,75%, com o principal objetivo de conter o avanço do aumento dos preços de bens e serviços.

Na pandemia, muitos incentivos fiscais e benefícios foram concedidos, fazendo com que o poder aquisitivo da população torne-se maior, aumentando a demanda e consequentemente pressionando os preços, como exemplo disso é o próprio Auxílio Emergencial. Soma-se a isso a desvalorização do real, temos alguns dos principais fatores responsáveis pela elevação da inflação.

A Selic impacta diretamente no custo dos empréstimos e na remuneração de investimentos, assim afetando imediatamente a vida de pessoas e empresas. Com a elevação, financiamentos ficam mais caros e investimentos mais rentáveis, influenciando nas decisões entre fazer reserva ou tomar crédito a valores mais elevados. Pode ser melhor guardar o dinheiro do que “gastar”, pode ser prudente adiar um projeto à espera de linhas de crédito com taxa de juros mais atrativa. Com isso a procura fica menor e os preços tendem a cair.

Quem possui investimentos em CDB (Certificado de Depósito Bancário), poupança e outros títulos de renda fixa, deve ter maiores rendimentos. Por outro lado, há um reflexo direto nas taxas de juros sobre empréstimos e financiamentos. Também teremos reflexos nas taxas de cartões de crédito, cheque especial, financiamentos de veículos e juros do comércio. O impacto, no emprego e na renda pela alta dos juros, não é positivo para geração de empregos, fazendo com quem as empresas contenham seus investimentos, impactando diretamente nas contratações. Ainda, o COPOM estima uma taxa de 5,25% para fechar o ano de 2021.

Como taxa Selic impacta diretamente na concessão de créditos e influencia rendimentos, cada situação precisa ser analisada para tomarmos a decisão certa, no momento certo. Dessa forma, nós precisamos estar preparados às oscilações da economia por meio de informação e de conhecimento, que nos dão segurança e assertividade nas decisões.

Autora: Daniela Kajevski.

Entre em contato conosco

Solicite maiores informações

Preencha nosso formulário e entraremos em contato em breve

Como podemos ajudar você?